logo itanhem fest

Wilton Soares vence o Prêmio Castro Alves de Literatura 2025 na Categoria Crônica

por ItanhemFest | em 19/01/2025

Wilton Soares vence o Prêmio Castro Alves de Literatura 2025 na Categoria Crônica

Almir Zarfeg e Wilton Soares durante lançamento de "Crônicas abrilenses & outros escritos"

O itanheense Wilton Soares acaba de vencer o Prêmio Castro Alves de Literatura 2025, versão regional, na categoria crônica. O concurso literário é realizado pela Academia Teixeirense de Letras (ATL). 

Wilton brilhou com o texto “Ser ou não ser o herói da resistência”, obtendo a pontuação de 8,60 da comissão julgadora formada pelos acadêmicos Arolda Figuerêdo, Cristhiane Ferreguett, Enelita Freitas, Erivan Santana e João Carlos de Oliveira.

Jackson Novais ficou com a 2ª colocação com o texto “D.M.O” (8,08) e Evaristo de Souza levou a 3ª colocação (8,04) com o texto “Quando abelhas invadem o adeus”. As três menções honrosas foram para Mirelly Rocha com “23 de agosto, inverno”; Felipe Vargas com “Perguntas sobre muros” e Kaylã Maforte Araújo com “Carta: o lugar onde vivo”. 

Wilton Soares vence o Prêmio Castro Alves de Literatura 2025 na Categoria Crônica

Ganhadores da premiação: Evaristo de Souza (conto), Patrícia Souza (poema) e Wilton Soares (crônica)

A comissão julgadora avaliou os textos inscritos com base nos critérios de criatividade, adequação do texto à categoria escolhida e também correção gramatical.

“O concurso literário chega à sua 9ª edição cumprindo o papel para o qual foi idealizado: apoiar e premiar a produção literária em Teixeira de Freitas e região, seja para os membros da academia, seja para os entusiastas da arte da palavra”, afirmou o presidente da comissão organizadora, Almir Zarfeg. 

O Prêmio Castro Alves de Literatura premia os três ganhadores (1º, 2º e 3º lugares) – nas categorias conto, crônica e poema – com medalhas e certificados personalizados. Os primeiríssimos colocados (1º lugar) ainda recebem uma ajuda de custo de R$ 300,00. E têm seus textos publicados na antologia “ATL em Verso e Prosa!”, editada pela confraria literária. Já os textos classificados em 4º, 5º e 6º lugares garantem menções honrosas. 

Wilton Soares é autor de “Crônicas abrilenses & outros escritos” (Perse, 2019) e marcou presença na coletânea “Nordestes” (Selo Off Flip, 2023) com a crônica “Papo de botequim”. É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor veterano na rede estadual de ensino de Minas Gerais. 

A premiação será entregue na sessão solene de abertura dos trabalhos acadêmicos do ano de 2025, marcada para a noite de 15 de março, sábado, na cidade de Teixeira de Freitas/BA. Na oportunidade, os jurados também serão homenageados com medalhas e certificados. 

 

X