Veja vídeo completo - Secretário diz na Câmara de Vereadores que em sua gestão Itanhém já fez mais de 200 cirurgias eletivas
Clique e veja o vídeo
O secretário da Saúde, Joabe Pires, foi à Câmara de Itanhém, na noite desta segunda-feira (10), atender uma convocação dos vereadores. Lá, ele respondeu perguntas de todos eles sobre a falta de remédios nas unidades de saúde e no CAPS, sobre carga horária e salários dos médicos e também sobre a pactuação, que é o pagamento que é feito a outro município para atender casos de média e alta complexidade.
Joabe defendeu uma gestão profissional para otimizar custos da saúde, que será feito através de um instituto e garantiu que nada vai acontecer às escuras.
“Tudo será totalmente transparente e não se trata de privatização”, explicou o secretário, enfatizando que ele seria o primeiro a pedir para encerrar o contrato, caso o novo sistema não funcione de modo a atender à população.
O secretário disse que há dois meses não falta médico no Hospital Municipal de Itanhém e que o pagamento desses profissionais está em dia. Disse ainda que, durante seus oito meses à frente da secretaria da Saúde, já foram feitas mais de 200 cirurgias eletivas, aquelas sem caráter de emergência.
O vereador Marquinhos pediu para não passar manteiga em bigode de gato, dizendo que a saúde de Itanhém está boa e cobrou a troca de pneus de ambulâncias do município que, segundo ele, estão em estado de arame. O secretário, por sua vez, disse que os pneus serão substituídos.
Por um momento, Joabe Pires se desentendeu com o vereador André Correia, que havia perguntado sobre a idosa que quebrou o fêmur e entrou com uma ação na Justiça para conseguir fazer cirurgia. Mas, depois da interferência do presidente, a reunião voltou a transcorrer normalmente.