Secretaria da Saúde de Itanhém, vai encaminhar mais de 30 pacientes para realizar cirurgia de pterígio (carne no olho)
A prefeitura de Itanhém, através da Secretaria da Saúde, iniciou nesta quinta-feira (27/10) o encaminhamento para a cidade de Teixeira de Freitas pacientes para a realização de cirurgia de pterígio (carne no olho).
De acordo com o secretário de Saúde, Joabe Pires, entre os dias 27 e 28 de outubro, estima-se que serão realizadas mais de 30 cirurgias. Essa cirurgia está avaliada entre R$ 3 a 5 mil cada, e está sendo realizada gratuitamente.
O pterígio é uma degenerescência da conjuntiva límbica que cresce sobre a superfície da córnea em direção à pupila. Por esta razão, muitas vezes, os doentes referem-se ao pterígio como uma espécie de “carne crescida nos olhos” ou simplesmente “carne nos olhos” (veja fotos acima).
O pterígio no olho é uma lesão que geralmente cresce lentamente ao longo da vida. Pode, inclusivamente, até parar de crescer em determinada altura. Em casos avançados, o pterígio pode crescer de tal maneira que cobre a pupila e interfere com a visão.
O pterígio ocular pode variar desde uma lesão pequena a lesões grandes, agressivas ou fibrovasculares que podem distorcer a topografia da córnea e em casos avançados podem ocluir o centro ótico da córnea.