Prefeitura de Itanhém promove a II Conferência Municipal de Cultura. A última foi há dez anos
Com o tema "Cultura e Democracia em Construção, na Terra da Liberdade", aconteceu, na manhã desta segunda-feira (11), no teatro do colégio Polivalente, a 2ª Conferência Municipal de Cultura de Itanhém.
O evento teve a presença do prefeito Mildson, do vice-prefeito Alex Chaves, do presidente da Câmara de Vereadores, Renato Correia, da secretária de Educação, Normélia Alquilina, o pintor João Grilo, representantes dos Desbravadores, Capoeira Liberdade, APAE, estudantes, músicos e fazedores de cultura do município.
Quem explanou sobre o tema e fez provocações dos pontos importantes da Conferência foi o representante regional da Secretaria de Cultura da Bahia, Junieques Santos.
Houve apresentações musicais e culturais com o projeto Tocando com o Rotary, projeto Allegro e Capoeira Liberdade. Um delicioso café da manhã também foi oferecido aos participantes.
A Conferência Municipal ainda elegeu seis delegados, que irão representar o município e defender as propostas de Itanhém nas Conferências Territorial, Estadual e Nacional de Cultura.
Os eixos debateram e criaram propostas com termas pertinentes à democratização do acesso à cultura e participação social, Identidade patrimônio e memória, Diversidade cultural, transversalidade de gênero raça e acessibilidade da política cultural, Economia criativa, trabalho renda e sustentabilidade, Direito às artes e as linguagens digitais.
Com a Conferência de Cultura a população pôde elencar várias ações para a cultura do município, território e do estado, no sentido de construir políticas públicas que atendam aos artistas de todos os segmentos, uma vez que as propostas desenvolvidas serão incorporadas ao Plano Municipal de Cultura-PMC, que vem sendo elaborado pelo Departamento de Cultura.
O diretor de Cultura, Marcos Martins, agradeceu ao apoio do prefeito Mildson e da secretária de Educação, Normélia Alquilina, e lembrou que a última Conferência de Cultura foi realizada há dez anos.
“Não tenho palavras para agradecer todo apoio que temos recebido do prefeito Mildson e da secretária de Educação, Normélia, e toda sua equipe. Com todas as dificuldades no caminho, a gente não desiste de impulsionar a Cultura de nosso município. Vale lembrar que a última conferência municipal de cultura aconteceu a dez anos atrás, isso demostra o quanto a Cultura viveu momentos de total abandono no nosso município. Por isso, a Casa da Cultura tem trabalhado incessantemente para movimentar a nossa Cultura, e dar voz ao nosso povo”, afirmou o diretor.
A II Conferência Municipal de Cultura é uma realização da prefeitura de Itanhém, junto com a Secretaria Mu