Comerciante Deilson Braga falece, aos 73 anos, em Itanhém no último domingo
O saudoso comerciante Deilson Braga ao lado da esposa, Gisa Braga
O comerciante Deilson Teixeira Braga faleceu na manhã desse domingo (8), em sua residência, em Itanhém. Ele tinha 73 anos e foi vítima de um infarto fulminante. O corpo foi velado durante todo o domingo e sepultado, na manhã desta segunda-feira (9), no cemitério local, em Itanhém.
Deilson Braga era natural de Catolés, cidade da Chapada Diamantina, e chegou bem jovem a Itanhém. Ele deixa a esposa Delgisa Braga e os filhos Raisa, Marco Túlio e Luiz Antônio. Graduada em Direito, ela é promotora de Justiça. Túlio e Antônio são médicos. Luiz atua no PSF Monte Santo em Itanhém.
Filho de uma família de comerciantes – tendo como pais o saudoso Wilson Teixeira Assunção e Celina Braga –, Deilson também fez história no segmento do comércio itanheense. Mas ele foi muito além, tendo fundado a loja de confecções e calçados “Última Moda”, localizada na Praça Otávio Mangabeira, e uma das mais completas na cidade.
Em 1994, juntamente com outros comerciantes, ele ajudou a fundar a Câmara de Diretores Lojistas (CDL) de Itanhém, para a qual foi escolhido primeiro presidente.
Deilson foi uma pessoa de bem, idônea e muito querida por todos. Fez parte das famílias rotariana e desportista de Itanhém. Sempre pronto a ajudar, colaborou com muitos projetos sociais, como o Club Recreativo Resgate (CRR) – tocado por Manoel Binas – e apoiou de maneira decisiva o esporte local, como ressaltou o diretor de Esportes, Giu Cerqueira.
“Deilson Braga nunca será esquecido por todos aqueles que o conheceram, era um ser humano participativo não só no esporte, como no desenvolvimento de nossa cidade”, comentou Giu nas redes sociais.
Por conta de sua trajetória como empresário e cidadão, Deilson Braga recebeu uma bela homenagem em agosto de 2018. Durante as festividades pela passagem do 60º aniversário da emancipação política de Itanhém, ele teve o nome incluído na lista dos “60 Itanheenses Ilustres”, numa iniciativa da Academia Teixeirense de Letras (ATL), portal Água Preta News e Café Ticiana.