Em sessão dedicada ao patrono da Cadeira 1, ATL reúne acadêmicos e amantes das letras em noite especial

 

Por ItanhemFest

 

Almir Zarfeg, Maridy Moreira Lisboa e Cris Ferreguett

Em sessão solene dedicada ao patrono da Cadeira 1, Sady Teixeira Lisboa, a Academia Teixeirense de Letras (ATL), reuniu seus acadêmicos e amantes das letras no último sábado (14), às 19h,no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas/BA.

A homenagem a Sady Teixeira Lisboa se deu em função do centésimo décimo (110 anos) aniversário de nascimento dele que está sendo comemorado em 2020. Ele foi representado pela filha Maridy Moreira Lisboa e pelo filho e acadêmico Oséas Moreira Lisboa. Ambos deram depoimentos sobre o saudoso STL.

 

Maridy dando depoimento sobre seu saudoso pai, STL

O presidente da ATL, Almir Zarfeg, e a secretária-geral, Cris Ferreguett, entregaram a Maridy um selo comemorativo e um exemplar da 2ª edição do livro-reportagem "Tecelão de ditos e feitos”, escrito por Zarfeg em homenagem ao maior líder político de Itanhém.

O evento acadêmico também foi marcado pela posse dos novos membros efetivos Raimundo Magalhães e Auta Maria de Carvalho, nas Cadeiras 13 e 34, que têm como patronesse a saudosa professora Rosália Pereira da Silva e o saudoso Frei Salésio Heskes, respectivamente.

Mas o ponto alto da sessão inicial de 2020 foi, sem dúvida, a entrega do Prêmio Castro Alves de Literatura 2020, nas versões interna, estadual e nacional, envolvendo as categorias poema e conto. Os primeiros colocados receberam troféus, os 2º e 3º colocados medalhas e as menções honrosas pins com a marca do concurso literário.

  

 Oséas Moreira Lisboa, acadêmico e filho de STL

Os presidentes das comissões julgadoras e organizadora também foram homenageados com medalhas.

Os convidados especiais Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho – presidente da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), e Clério José Borges, presidente da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPT) – abrilhantaram o evento acadêmico e prestaram homenagens a diversos acadêmicos e personalidades teixeirenses.

 

Júlio Moreira, 1º lugar na versão estadual, categoria poema

"Foi uma sessão especial que marcou de maneira notável os trabalhos acadêmicos de 2020, homenageando o patrono da Cadeira 1 Sady Teixeira Lisboa e o patrono-geral da instituição Castro Alves”, disse Almir Zarfeg, presidente da ATL.

Ainda houve a convocação para as eleições que vão escolher a nova diretoria acadêmica para o biênio 2020/2021.



Notícia Postada em 18/03/2020
Comente esta notícia: