Através da Prefeitura Municipal, mulheres estão sendo atendidas pela Carreta de mamografia e preventivo

 

 

Através do empenho da Prefeita Zulma Pinheiro, da secretária da Saúde, Renilda Sousa e de sua equipe, a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer do Hospital do Amor de Barretos está atendendo em Itanhém entre os dias 09 a 13 de março, com exames de mamografia e preventivo (colo do útero).

A Carreta está estacionada em frente a Casa da Cultura, na Praça Castro Alves (Praça da Prefeitura) e os atendimentos iniciaram na tarde desta segunda-feira (09/03).  Estão sendo oferecidas 120 vagas por dia, sendo 70 para coletas de Papanicolau (para mulheres de 24 a 65 anos) e 50 exames de mamografia (para mulheres de 40 a 59 anos), com o horário de atendimento das 07:00 às 18:00 horas.

 

Todos os procedimentos são feitos na própria carreta, que é climatizada e equipada com aparelhos modernos para identificar tumores no útero e na mama. Os pacientes atendidos foram triados pelas Unidades Básicas de Saúde (ESF’s). A realização dos exames é determinada por uma escala de atendimento, dividas pelos ESF’s da sede, vilas e distritos.

 

A missão é diagnosticar e prevenir tumores e lesões colo de útero e na mama. Esses tipos de câncer são os mais comuns atualmente e os que apresentam diagnósticos simples e barato, podendo ser realizado fora de hospitais especializados.

A Secretaria de Saúde do município incrementa a ação com serviços de aferição de pressão arterial e controle de glicemia; testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e Sífilis; atualização e emissão do Cartão do SUS; atividades laboral com Educador Físico; atendimento com Nutricionista; atualização do cartão do SUS; distribuição de preservativos e marcação de preventivos das unidades básicas de saúde (ESF’s), entre outros serviços.

 

Além desses serviços, a Secretaria de Desenvolvimento Social montou um stand para distribuir panfletos e ofertar informações sobre a Lei Maria da Penha, ECA, Trabalho Infantil, Estatuto do Idoso e Conselho Tutelar. Também estão sendo ofertados atendimentos com Assistente Social e atendimento Psicológico.

A Prefeita Zulma Pinheiro, juntamente com a Secretária de Saúde, Renilda Sousa, estão sempre presentes para acompanhar os atendimentos. A Prefeita externou muita satisfação pela ação e parabenizou todos os envolvidos na organização e atendimento desses pacientes.

 

Segundo da Secretária de Saúde, Renilda Sousa, a Carreta de Mamografia e Preventivo vem para integrar o forte trabalho de prevenção que já vem sendo realizado em Itanhém.

Se for detectada alguma anomalia durante os procedimentos, serão realizados exames complementares e a paciente será encaminhada ao Hospital da Mulher em Salvador.

Por TV Itanhem



Notícia Postada em 11/03/2020
Comente esta notícia: