Realizado 5º Encontro da Família Binas em Barra de São Francisco no Espírito Santo

 

Por ItanhemFest

 

Foi realizado no último dia 11 de janeiro de 2020, em Barra de São Francisco/ES, o 5º Encontro da Família Binas.

O evento familiar, já na 5ª edição, reuniu os descendentes dos desbravadores Simplício Binas e Maria Rosa de Jesus, casal que doou a área de terra na qual foi edificada a cidade de Itanhém. Na prática, os membros do clã Binas descendem do patriarca através de Maria Aparecida Binas, Salvina Binas e, sobretudo, Sabino Binas da Silva.

 

O 1º Encontro, realizado em Una/BA em 26 de julho de 2012, foi uma homenagem ao centenário de nascimento de Sabino Binas da Silva, filho primogênito de Simplício Binas nascido em Medina/MG em 1912 e falecido em Itanhém, em 2005, aos 94 anos.

 

Manoel Binas, neto de Simplício Binas

O 2º Encontro foi realizado em 2015 em Itanhém, o 3º Encontro em 2016 em Pacajá/PA e o 4º Encontro em 2018 em Vitória da Conquista/BA. O 6º Encontro está programado para acontecer ainda este ano em Itanhém.

Como os sete filhos do saudoso Sabino Binas e, portanto, netos de Simplício Binas constituíram suas famílias e se espalharam pelo país, os encontros familiares acabaram acontecendo em estados diferentes. Mas eles sempre se transformam em momentos oportunos para cultivar o espírito familiar e, também, para preservar a memória dos antepassados que tanto fizeram pelos itanheenses.

 

 Sabino Binas, filho de Simplício Binas

"Assim que soube da realização do 5º Encontro da Família Binas, fiquei muito interessado em conhecer os detalhes de todos os encontros. Graças à boa vontade de Josefa Binas, filha do saudoso Sabino, obtive todas as informações, registros gráficos e fotográficos”, afirmou o poeta e jornalista itanheense Almir Zarfeg.

Durante o 5º Encontro, realizado recentemente no Espírito Santo, os participantes receberam uma camiseta e uma caneca personalizadas. Quem não compareceu, como Manoel Binas, recebeu os brindes depois em casa.

 

Filho e filhas do saudoso Sabino Binas

"Faço questão de marcar presença no próximo encontro que será realizado em Itanhém. Será uma honra”, disse Zarfeg, que já foi convidado pelos Binas.



Notícia Postada em 23/01/2020
Comente esta notícia: