Prefeita e Presidente da Câmara acompanham pacientes de Batinga durante realização de exames de mamografia em Itanhém

 

Por ItanhemFest 
 

Desde o dia 1º de setembro está em Itanhém a Carreta da Mamografia realizando exames em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. A expectativa é atender mais de 1.500 mulheres de todo o município até o dia 10 de setembro.

Para facilitar os atendimentos, a prefeitura de Itanhém está dando todo suporte de transporte para pacientes que moram em vilas, distritos e zona rural.

No último sábado, feriado de 7 de setembro, foi a vez dos pacientes de Batinga, Assentamento e região serem atendidos. A prefeita Zulma Pinheiro e o presidente da Câmara de Vereadores, Sasdelli Resende Afonso, fizeram questão de acompanhar os atendimentos.

"Hoje viemos fazer uma vista e ver como estão os andamentos dos trabalhas. Como sempre muito ótimo, parabéns à prefeita Zulma Pinheiro, pelo apoio, toda equipe de saúde que estão fazendo ótimo trabalho", disse Sasdelli.
 

Ele destacou o ótimo trabalho da equipe de saúde no Distrito de Batinga, assim como, da enfermeira Bárbara e do médico Vinícius Mota.

Os exames são realizados por uma equipe concedida pela Secretaria de Estado da Saúde, composta por técnico em radiologia, enfermeiros e médico radiologista especializado em câncer de mama, e também por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, que fazem a triagem das pacientes

A prefeita Zulma Pinheiro, que desde o primeiro dia, está acompanhando os atendimentos, também parabenizou toda a equipe pelo empenho dispensado para que os exames sejam realizados.

A Secretaria de Saúde do município ainda realiza outras ações, como aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV e sífilis, atualização e emissão do Cartão do SUS, bem como a presença da equipe do NASF – Núcleo do Apoio à Saúde da Família prestando serviços de orientação e distribuição de preservativos, entre outros serviços.
 

É importante que as mulheres façam a mamografia, porque o câncer de mama é uma das doenças com maior índice de mortalidade entre as mulheres. Por isso, a prevenção é importantíssima. E a mamografia é o principal exame para detectar essa doença.

O resultado sairá no mês de outubro, mês titulado "Outubro Rosa”, dedicado à prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Os casos serão encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde e, posteriormente, para uma Unidade Básica de Saúde (ESF). Se for detectada alguma anomalia durante os procedimentos, serão realizados exames complementares e a paciente será encaminhada ao Hospital da Mulher em Salvador.


Notícia Postada em 08/09/2019
Comente esta notícia: