Escolas municipais de Itanhém realizam Jornada Pedagógica 2019; aulas iniciaram hoje (11/03)

 

 
 
Nos dias 07 e 08 de março, as escolas da rede Municipal de Ensino, sede e distritos de Itanhém, realizaram a Jornada Pedagógica 2019, onde reuniram gestores e professores para organizarem o planejamento do ano letivo 2019, que dará início no dia 11 de março (hoje), com exceção do Colégio São Bernardo, que inicia na terça -feira (12/03).
 

Com o tema: "Planejamento Coletivo da Escola para o Fortalecimento das Aprendizagens”, foram discutidas maneiras para potencializar as aprendizagens, tendo como foco a construção de um currículo alinhado à BNCC. Além de planejar o ano letivo de 2019, a atividade propõe a discussão da concepção e fundamentos do planejamento; estruturar e fortalecer a organização do trabalho coletivo na unidade escolar e reforçar as aprendizagens de leitura e escrita em todas as áreas do conhecimento.
 
 
Durante esses dois dias foram realizados debates, exibição de vídeos, rodas de leitura e discussão do texto base, palestras, oficinas de arte, apresentações de projetos, dinâmicas em grupos, entre outros, tudo isso no sentido de promover condições para a reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem, estabelecendo metas em prol de melhorias na educação.
 
 
A Jornada Pedagógica  tem a preocupação de ir ao encontro das necessidades da Educação  de uma forma geral, trabalhando a equipe  de gestores  e colaboradores das instituições de  Ensino da sede, distritos e do campo.

Todos os encontros acontecem com as equipes escolares em suas respectivas unidades. Somente a modalidade EJA-Educação de Jovens e Adultos e a equipe das Escolas do Campo realizaram a Jornada em ambientes diferentes, sendo uma no Espaço Super Lar e no auditório da Casa da Cultura.
 
 
Alguns dos encontros foram assistidos de perto pelo Secretário de Educação, Álvaro Pinheiro, e pela equipe de coordenadoras pedagógicas da Secretaria de Educação, Jucelma Miranda, Maria Batista Ferraz Macedo e Nildes Pires.

No caso do Colégio São Bernardo que aderiu ao Sistema de Colégio da Polícia Militar, houve as presenças do Capitão Flávio Alberto Nini, Multiplicador do Sistema CPM, do Sargento Chaves, que será o Diretor Disciplinar do Colégio, e demais Policiais Militares que atuarão na unidade. Na Jornada das Escolas do Campo, houve a presença do Presidente do Legislativo, o vereador Sasdelli Resende, que é um grande incentivador da EJA e da educação como um todo.
 

A APAE- Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais também realizou seu planejamento pedagógico, porém aconteceu nos dias 14 e 15 de fevereiro. O ano letivo na unidade iniciou um pouco mais cedo do que as demais, no dia 18 de fevereiro.

Todos os encontros foram repletos de muita descontração, entusiasmo e espirito de amizade. Afinal, as expectativas para o ano letivo que se inicia são as melhores possíveis. 
 

A Secretaria da Educação parabeniza todas as escolas pelo empenho e dedicação com os trabalhos realizados na Jornada Pedagógica 2019, e ressalta que planejar o ano letivo faz muita diferença no resultado final, que é a aprendizagem dos nossos alunos.
 
 
TV Itanhem


Notícia Postada em 11/03/2019
Comente esta notícia: