Secretaria de Educação realiza Pré-Jornada Pedagógica 2019 com gestores e coordenadores pedagógicos

 

Realizada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da coordenação pedagógica. A Jornada é um evento integrante do calendário da secretaria e constitui-se como um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, a fim de consolidar o planejamento das atividades para o ano letivo

A Pré-Jornada 2019 tem como tema: Planejamento Coletivo da Escola para o Fortalecimento das Aprendizagens e, tem como foco a construção de um currículo alinhado à BNCC para potencializar as aprendizagens. Além de planejar o ano letivo de 2019, a atividade propõe a discussão da concepção e fundamentos do planejamento; estruturar e fortalecer a organização do trabalho coletivo na unidade escolar e reforçar as aprendizagens de leitura e escrita em todas as áreas do conhecimento; orientar e consolidar a realização das ACs – Atividades Complementares como espaço de formação continuada dos professores e melhoria da aprendizagens dos alunos.

 

O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Álvaro Pinheiro, onde ressaltou que precisamos compreender a necessidade da reflexão sobre o planejamento coletivo da escola, para garantirmos uma aprendizagem de qualidade para cada um dos estudantes do nosso município. Sendo um processo que necessita da parceria entre a escola, pais e secretaria Municipal de Educação, pois somos responsáveis pelo o futuro de nossas crianças e adolescentes.

Todos os trabalhos foram conduzidos pela Coordenação de Ensino e Suporte Pedagógico da Secretaria de Educação, Maria Batista Ferraz Macedo, Coordenadora da Educação Infantil e por Jucelma Pereira Miranda, Coordenadora do Ensino Fundamental I.

A programação contou com a apresentação do tema da Jornada Pedagógica 2019 e seus principais objetivos e leitura da logomarca. Houve um momento dedicado à apresentação de três alunos do CMEI- Centro Municipal de Educação Infantil, que recitaram poemas e cantaram uma música do repertório do Coral, realizado através do Projeto Cante e Encante, tendo o acompanhamento do músico Daniel Viana, que juntos deram um show e de fato encantaram a todos os presentes.

Aconteceu a leitura e discussão do texto base: O Planejamento Coletivo da Escola para o Fortalecimento das Aprendizagens. A socialização do texto aconteceu em uma Roda de Conversa. Logo após, houve o estudo em grupo dos textos da apostila, oficinas do componente curricular Arte, contemplando as cinco unidades temáticas, exibição de vídeos e apresentação de práticas exitosas por todas as unidades escolares. Por fim, a cantora Indira Quertins, finalizou o evento com a música, Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar, do cantor e compositor brasileiro, Siba.

A Jornada Pedagógica terá continuidade nas escolas, onde serão promovidas discussões acerca do tema e das ações a serem implementadas nas escolas. 

 

TV Itanhem - Mais fotos aqui


Notícia Postada em 24/01/2019
Comente esta notícia: