Prefeitura de Itanhém comemora sucesso da campanha Novembro Azul

 

Por ItanhemFest
 

No Brasil e no mundo, novembro tornou-se um mês emblemático para a saúde do homem devido a um conjunto de iniciativas que ficou conhecido como "Novembro Azul". Em Itanhém, não poderia ser diferente, este ano a prefeitura através da Secretária de Saúde fez uma campanha diferenciada que nunca na história do município houve. E a equipe da Secretaria Municipal de Saúde já está comemorando o sucesso da campanha que dá atenção à saúde em geral do homem, especialmente ao câncer de próstata.

De acordo com a secretária Saúde, Renilda Chapéu, esse sucesso todo foi graças a mobilização de toda a equipe de saúde, também das parcerias com o Lacen regional em Teixeira de Freitas e o GAL Lacen Estadual em Salvador, também o Laboratório Millenium em Itanhém. 
 
 
Segundo a equipe da secretária de saúde foram mais 1.300 homens que durante todo o mês novembro fizeram o exame PSA, que tem como principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença. A quantidade de exame oferta foi sem limites, seguido a idade preconizada pelo Ministério da Saúde, e já estão sendo entregues os resultado aos pacientes.

"Os homens estão percebendo que o exame preventivo contra o câncer de próstata pode salvar vidas e estão perdendo o preconceito e comparecendo para fazer, também graças a isso a campanha teve sucesso”, disse Renilda.
 

Além dos exames, foram realizadas palestras educativas sobre a saúde do homem, frisando a importância do diagnóstico e tratamento da doença preciosamente. Também foi abordado o tema sobre o preconceito que o próprio homem tem em cuidar da saúde, se prevenir contra o câncer de próstata, entre outras atividades.
 
A prefeita Zulma Pinheiro, logo que ficou sabendo do grande sucesso da campanha, fez questão de parabenizar toda a equipe da secretária de saúde pelo empenho, em tentar fazer o melhor para saúde do município e ficou muito feliz pelos resultados. 
 

"Quero agradecer a toda a equipe de saúde da Secretaria de Saúde, aos agentes comunitários, enfermeiras, médicos, também ao bioquímico municipal Aflaudisio (Diu), juntamente  com sua equipe do Laboratório Millenium. Enfim, a todas essas equipes envolvidas  que trabalhando em parceria nesta campanha com o apoio da prefeitura e Secretaria de Saúde, obteve esse grande sucesso”, afirmou ao Itanhemfest a prefeita Zulma Pinheiro.
 
A equipe da Secretaria de Saúde ainda destacou a importância do homem em procurar mais as unidades de saúde em outros meses, pois de acordo a equipe nos postos de saúde somente 20% dos atendimentos são para homens. Isso tem que ser mudado, pois assim como a mulher o homem tem que se cuidar o ano todo.


Notícia Postada em 30/11/2018
Comente esta notícia: