A pedido da prefeitura de Itanhém, através da Secretária de Saúde, carro fumecê chega ao município

 

Por ItanhemFest

 

Após confirmados vários casos de chikungunya, a prefeitura municipal, através da Secretária de Saúde, fez a solicitação do carro fumacê que foi atendido pela SESAB. O carro já se encontra na cidade.

A secretária de Saúde Renilda Chapéu informou que, para solicitar o carro, tem quer ser confirmados vários casos. Só após essas confirmações o carro é enviado à cidade.

Ela informou ainda que o carro só tem efeito em mosquitos adultos, que em ovos não tem efeito. Sendo assim, o trabalho será completado com os agentes de endemias, em parceria com a comunidade.

 

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica Quéssia Correia, que está acompanhando de perto os trabalhos dos agentes de endemias, falou que as ações, como os mutirões, bloqueios de casas, terá continuidade para combater de vez o mosquito.

"O carro fumacê é um reforço aos trabalhos realizados pelos agentes de endemias, que incansavelmente vêm fazendo um trabalho no combate ao mosquito", disse Quéssia Correia.

O carro fumacê percorrerá todas as ruas da cidade e distritos. É orientado à população que, quando perceber a passagem do carro, abra as portas e janelas, assim o inseticida chega dentro das residências. Onde não for possível a passagem de carro, a inseticida será pulverizada cm um aparelho costal.

 

"Não esquecendo que o inseticida jogado pelo carro fumacê não é prejudicial à saúde humana. Desde já peço a ajuda de toda a população no combate ao mosquito", finalizou Renilda Chapéu.

Medidas como guardar garrafas de cabeça para baixo, guardar os pneus velhos sem água em locais cobertos e abrigados da chuva, não jogar lixo em terrenos baldios, entre outras, são fundamentais para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aids Aegypti

 




Notícia Postada em 06/09/2018
Comente esta notícia: