Secretaria da Educação promove mais um encontro de formação para professores

 

 

Nesta quinta-feira (16-08-18), a Secretaria Municipal de Educação de Itanhém-BA realizou no Espaço Super Lar o I Encontro de Formação sobre a BNCC  (Base Nacional Comum Curricular). A atividade foi coordenada pela Mestra em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade Maria do Carmo Costa, em parceria com a Editora FTD. O evento ocorreu em dois períodos do dia, atendendo assim educadores(as), gestores(as) escolares e coordenadores(as) pedagógicos(as) da rede municipal de ensino. A temática desenvolvida abordou acerca da "Construção de Educação de Excelência à luz da BNCC”.

O encontro contou com a presença do Secretário da Educação, Álvaro Pinheiro, que compôs a mesa juntamente com as professoras Núbia Pires e Nildes Pires, o professor Marcos Amorim, Maria do Carmo e o representante da editora FTD.

 

 O encontro também contou com um momento musical pela manhã, conduzido por Daniel Viana. 

A BNCC foi homologada em 20 de dezembro de 2017, tornando referência obrigatória para todos os currículos de escolas públicas e particulares do Brasil. Mas para que se torne uma realidade nas salas de aula, é preciso que gestores, professores e pais não só compreendam as propostas trazidas por esse documento, como se mobilizem para colocá-las em prática.

 

Parafraseando César Callegari - "Se o documento não for assumido e compreendido de forma crítica e criativa, ele de nada vale. A leitura precisa ser individual, para que possamos perceber que é uma espécie de norte, um GPS como guia do nosso trabalho. O que permite que olhemos de norte a sul, leste a oeste, percebendo a progressão dos conteúdos.”

De acordo Resolução CNE nº 2/2017, em seu Art. 15. As instituições ou redes de ensino podem de imediato, alinhar seus currículos e propostas pedagógicas à BNCC.

Parágrafo único. A adequação dos currículos à BNCC deve ser efetivada preferencialmente até 2019 e no máximo, até início do ano letivo de 2020.

Sendo assim a necessidade de Formação Continuada de todos(as) os(as) educadores(as) é essencial para o sucesso da implantação da BNCC em nosso município.

Após o evento, o secretário Álvaro Pinheiro conduziu a palestrante Maria do Carmo até o Centro Municipal de Educação Infantil afim de conhecer as instalações. A visita contou com a presença da coordenadora da educação infantil Maria Batista Ferraz Macedo.

 
Por TV Itanhém


Notícia Postada em 17/08/2018
Comente esta notícia: