Secretaria de Desenvolvimento Social realiza mobilização em combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

 

 

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O Centro de referência Especializado de Assistência Social de Itanhém, (CREAS), através da secretaria municipal de Desenvolvimento social e em parceria com o CRAS, programa bolsa família e Conselho tutelar, realizou, nesta sexta-feira dia 18 de Maio em Itanhém, uma grande mobilização em combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, com a visita ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) onde foram realizadas apresentações de fantoches e do coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, além de uma blitz educativa na entrada da cidade. Durante as blitz foi feito um trabalho de conscientização, por meio de panfletos e conversas informais.

A mobilização contou com a presença da prefeita Zulma Pinheiro, da secretária de Desenvolvimento Social Lúcia Reis, da coordenadora do Creas Mary Carla, Rita Paixão, a coordenadora do CRAS, o Supervisor do Programa Criança Feliz, os conselheiros tutelares e a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além dos funcionários e colaboradores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Itanhém.

A proposta do "18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

 

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.

A secretária de Assistência Social, Lúcia Reis, falou da importância de realizar essa conscientização, e lembrou que, se alguém sabe ou viu alguma situação de abuso infantil, é só ligar 100 e fazer a denúncia.

"Estaremos sempre juntos e fortalecidos para a luta contra todas as formas de violação de direitos.” Comentou a Mary Carla, coordenadora do CREAS.

"Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes”, finalizou a prefeita Zulma Pinheiro.

No Brasil o "Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. Este serviço funciona diariamente de 8:00 às 22:00 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100.

Por Tv Itanhem

Notícia Postada em 20/05/2018
Comente esta notícia: