Por ItanhemFest
O poeta e jornalista Almir Zarfeg visitou, na manhã desse domingo (15/4), Júlio Raimundo Costa, que vem a ser filho do saudoso Manoel Raimundo Costa, o Manezim do Gavião.
Zarfeg estava acompanhado do presidente do Projeto Club Resgate, Manoel Binas Cerqueira, e do diretor do ItanhemFest, Eptácio Costa.
Júlio é um dos dois filhos ainda vivos de Manezim e continua residindo no mesmo endereço humilde em que seu pai viveu: Rua do Segredo, no bairro Monte Santo, em Itanhém. O outro filho é Domício Raimundo Costa.
"Esta visita faz parte de uma iniciativa nossa para resgatar a memória e a trajetória de Manezim do Gavião”, disse o poeta.
A iniciativa envolve o levantamento biográfico de Manezim do Gavião e uma homenagem que será prestada à memória do repentista e poeta popular no próximo dia 26, às 17h, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, na capital Vitória.
O poeta Zarfeg fará a defesa do nome de Manezim do Gavião como patrono da Cadeira 19 da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores (ACLAPT).
"Será uma honra para mim defender o nome do notável Manezim para a Cadeira 19, da qual serei titular na condição de Acadêmico Fundador Correspondente”, pontuou Zarfeg.
Manezim do Gavião era natural de Pedra Azul/MG e se mudou para Itanhém na década de 50 do século passado e faleceu em 7 de setembro de 1989, em terras água-pretenses, já octogenário. Analfabeto, ele não deixou nada escrito.
"Analfabeto, mas sábio, Manezim tinha o dom de conversar com as pessoas rimando, o que atraía a atenção de todos e fazia dele um espetáculo à parte para a criançada”, acrescentou Zarfeg, que chegou a conhecer o trovador pessoalmente.
Júlio, que guarda grande semelhança física com Manezim, dialogou com Zarfeg na forma de rimas. Em troca, recebeu do poeta uma foto emoldurada do saudoso Manezim do Gavião.