Em parceira com ISOB e SESAB, Secretaria de Saúde realiza Mutirão Glaucoma em Jucuruçu

 

Por ItanhemFest

 

A prefeitura de Jucuruçu, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o ISOB (Instituto de Saúde oftalmológica do Brasil LTDA) e SESAB, desenvolveu nesta quinta-feira (22/3) mais uma etapa doMutirão Glaucoma, que inclui a triagem com objetivo de detectar precocemente doenças oculares e assegurar tratamento gratuito aos pacientes.  A ação foi promovida no prédio da UBS Odília Pereira Arruda.

 

"Para esta etapa, os agentes comunitários de saúde juntamente com nossas enfermeiras selecionaram pessoas em grupos de riscos de acordo orientações do projeto. A triagem foi feita na própria UBS e os pacientes foram submetidos a exame de Tonometria para medir a pressão intraocular visando à detecção precoce da doença, que não tem reversão do quadro”, informou o secretário de Saúde Ronny Patrick, que esteve acompanhado o projeto juntamente com a prefeita Uberlândia Pereira.  

O secretário ainda informou que pessoas com idade a partir de 40 anos devem ficar atentas e fazer exames oculares regularmente. O glaucoma tem maior prevalência em pessoas com histórico Familiar. Por isso, é importante que o paciente com histórico na família procure o atendimento de um especialista, acrescentando que entre as pessoas de pele negra os riscos são maiores para desenvolvimento da doença, e que o glaucoma é uma doença silenciosa, mas que pode ser prevenida e controlada.

 

Além do acompanhamento médico gratuito, foram entregues pela prefeita Uberlândia Pereira e o secretário de Saúde Ronny Patrick, aos pacientes beneficiados com o projeto os colírios básicos e de alto custo, e também foram passadas as informações pertinentes ao uso dos colírios como medicações de controle e prevenção. Eles ainda salientaram que terá a próxima fase do projeto.

 

"Agradecemos a toda equipe da Secretaria de Saúde e ESF Jucurucu pelo suporte e lanche ofertado, pelo apoio total das nossas equipes dos postos de Saúde ESF Coqueiro, ESF Água Limpa, ESF Palha, Monte Azul e do NASF. Agradecemos também aos nossos parceiros que conduziram estes pacientes até o local da realização do exame Jardel, Nal, Claudio, Gil (Girlande), Rena Bariri, Roni, além dos profissionais que aqui estiveram. Nossos agradecimentos em nome da pessoa de Fábio Correia e tua equipe”, concluiu Ronny Patrick.

 Ele ainda agradeceu o apoio da prefeita Uberlândia Pereira, das secretarias de Educação de Assistência Social.



Notícia Postada em 23/03/2018
Comente esta notícia: