Itanheense conquista 1º lugar no Prêmio Castro Alves de Literatura 2018 da ATL

 

Por ItanhemFest 

 A Academia Teixeirense de Letras (ATL) divulgou na última terça-feira (6/3) a lista dos vencedores da versão externa, categorias Poema e Crônica, do Prêmio Castro Alves de Literatura 2018.

Na categoria Poema, a vencedora é Josiane Alves, 21 anos, aluna do curso de letras no campus X da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Ela ficou em 1º lugar com o poema "Eu e você”.

Na categoria Crônica, o grande vencedor é o itanheense Maurício de Novais Reis, que brilhou com a crônica "A bailarina”. Pela conquista, ele vai receber uma medalha, um diploma e uma quantia em dinheiro.

Quem conhece Maurício Novais de perto sabe que ele tinha todas as condições de brilhar nessa 2ª edição do Prêmio Castro Alves, em qualquer das categorias, pois ele é poeta e escritor.

Maurício é autor do livro de poemas "Não estamos interessados”, do romance "Um crime passional” e, recentemente, publicou a história infantojuvenil "O maravilhoso mundo de Alice”. Ele trocou Itanhém por Teixeira de Freitas, onde leciona filosofia, atua como coordenador pedagógico e cursa mestrado em "Ensino e Relações Étnico-Raciais" na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O jovem ainda mantém uma coluna sobre psicanálise no Jornal Alerta.

"Acabo de saber que a minha crônica ‘A bailarina’ conquistou o primeiríssimo lugar no Concurso Castro Alves de Literatura, promovido pela ATL. A solenidade de premiação acontecerá dia 14 de março, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas. Sintam-se todos convidados”, ele postou na sua página no Facebook assim que soube que tinha sido premiado.

Almir Zarfeg – poeta, jornalista e responsável pela organização do concurso literário – disse que não se surpreendeu quando, juntamente com o acadêmico e presidente da Comissão Julgadora Fabiano Novais, chegou ao nome de Maurício Novais.

"Maurício era um candidato muito forte ao prêmio e sua vitória honra e valoriza ainda mais esta premiação que veio para incentivar a produção literária em Teixeira e região. Meus parabéns”, afirmou Zarfeg, que preside a ATL e também é itanheense como Maurício.




Notícia Postada em 07/03/2018
Comente esta notícia: