Teixeira: Com investimento de R$ 24 mi, políclinica terá 1º tomógrafo do extremo sul

 

 A policlínica de Teixeira de Freitas, inaugurada na manhã desta sexta-feira (17), abrigará o primeiro tomógrafo em operação no extremo sul no estado. Além do equipamento, a unidade realizará exames em outras 18 especialidades médicas, como ressonância magnética, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia e colonoscopia.

Na policlínica, serão realizados procedimentos como vasectomias, cauterizações, pequenas cirurgias, cuidados com o pé diabético, além de biopsias de mama, tireoide, próstata, de pele, gastroenteral, entre outras. "Essa policlínica é de grande porte, não existe nada igual na Bahia. Ela resultou de um investimento de R$ 24 milhões, metade em equipamento, metade em construção. E assemelhasse a um hospital de médio porte. Não há nada nem na estrutura privada nem na pública do estado da Bahia semelhante ao que foi construído no Ceará, que foi o local de onde tiramos o modelo para ser replicado na Bahia”, afirmou o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. De acordo com o titular da Sesab, além das outras três unidades que serão inauguradas nas próximas semanas (Guanambi, Irecê e Jequié), serão entregues outras sete policlínicas em maio.

"No começo do ano daremos a ordem de serviço de mais sete, completando, portanto, no governo Rui Costa, 18 policlínicas”. Vilas-Boas acrescenta que além das policlínicas, as Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) das regiões que já firmaram consórcios poderão ser beneficiadas. "O governo do Estado tem apoiado todas as UPAs para que elas possam ser abertas, contribuindo com a entrega de equipamentos, e auxílio na conclusão das obras.

Uma da formas de viabilizar uma UPA, desde que ela tenha um caráter regional, é coloca-la dentro do consórcio. Nós temos estimulado todas aquelas UPAs que tem padrão de grande porte, UPAs tipo II, tipo III, que podem ser utilizadas para atender vários municípios, podem ser incluídas nos consórcios”, explica Vilas-Boas.  

Bahianoticas



Notícia Postada em 17/11/2017
Comente esta notícia: