Itanhém recebe segundo multirão de prevençãoao Glaucoma

 

A Prefeitura de Itanhém através da Secretaria Municipal Saúde em parceria com o governo do Estado da Bahia realizou nesta quinta-feira (09/11), o segundo Mutirão de prevenção e combate ao glaucoma e catarata.
 

A Secretaria de Saúde vem realizando diversas ações de prevenção à saúde, intensificando os cuidados com a saúde da população da sede e distritos. O mutirão foi realizado das 7h às 12h no Espaço Super Lar, onde as duas etapas do mutirão atenderam cerca de 500 pessoas, com distribuição gratuita de colírio.

Foram realizados testes para identificar os sintomas que caracterizam a doença ocular, que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A doença é a maior causa de cegueira irreversível entre os baianos. O mutirão tem o objetivo de diagnosticar e tratar a doença ainda nos primeiros estágios.


Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) tiveram o papel de mobilizar a comunidade, informar sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, orientando as pessoas a participarem do mutirão.

O atendimento oftalmológico foi voltado para homens e mulheres, acima de 40 anos, diabéticos, hipertensos, altos míopes, pessoas que já possuem diagnóstico de Glaucoma ou que tenham histórico familiar da doença. Os pacientes diagnosticados com catarata e glaucoma serão encaminhados para cirurgia e tratamento.
 


A prefeita Zulma Pinheiro e a secretária de saúde Eneida Carla demonstraram muita satisfação com o número de pacientes atendidos, ressaltando que essa especialidade exige muita atenção, principalmente na faixa etária da terceira idade. 

Por TVItanhem



Notícia Postada em 09/11/2017
Comente esta notícia: