CAPS I de Itanhém realiza palestra em apoio à campanha de prevenção ao suicídio

 

Por ItanhemFest

 


Durante esta semana, o CAPS I de Itanhém, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma programação especial na unidade a respeito da Campanha Setembro Amarelo - Mês internacional de Prevenção ao Suicídio. Houve a Sessão Pipoca, com o filme "Nise - O coração da loucura"; uma oficina temática de Arteterapia e a palestra com o médico psiquiatra Giovanni Campos sobre prevenção ao suicídio. Logo em seguida, foi oferecido um café da manhã aos participantes.


 

 

Pessoas com transtorno mental e/ou psicológico apresentam maior fator de risco de cometer autoextermínio. Esse problema de saúde pública só poderá ser combatido com discussões abertas com a população e capacitação dos profissionais de saúde, principalmente da atenção básica, que fazem parte da porta de entrada de acolhimento de nossos usuários, pois 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. O diálogo familiar é considerado um dos grandes fatores de prevenção, independente da idade.


 

"Se você precisa de ajuda ou deseja ajudar alguém, procure um psicólogo ou psiquiatra. Em nosso município, esses serviços gratuitos são ofertados no Centro de Referência de Especialidades (ao lado do CEO) e no CAPS", comentou a secretaria Eneida Carlas.

Falar é a melhor solução! Viver é a melhor opção!



Notícia Postada em 29/09/2017
Comente esta notícia: