Após aprovação de PL que vai regularizar dívidas junto ao Banco do Nordeste, agricultores tiram suas dúvidas em Itanhém

 

Por ItanhemFest


 A Câmara de Vereadores de Itanhém está realizando as reuniões itinerantes pelos distritos. Ontem foi a vez de Salomão receber pela primeira vez na história uma reunião legislativa. Os moradores que compareceram elogiaram muito a iniciativa do presidente Ronaldo Correia e dos demais vereadores. Durante a sessão foi apresentado pelo vereador Sasdelli Resende Afonso um Projeto de Lei muito importante para os pequenos produtores rurais de Itanhém.

 Trata-se do Projeto de Lei de nº 05/2017, que institui o Programa Municipal de Apoio ao Crédito da Agricultura Familiar (PMACA) do município de Itanhém. Esse programa garante apoio à Agricultura Familiar na obtenção de crédito junto ao Banco do Nordeste, o que vai possibilitar o aumento da capacidade produtiva e geração de emprego e melhoria da renda.


A prefeita Zulma Pinheiro já esteve em reunião no Banco do Nordeste, onde foram negociadas as dívidas e, com a aprovação da lei apresentada por Sasdelli Resende Afonso, os agricultores já poderão renegociar suas dívidas.

 Nesta sexta-feira (22/9), na Casa da Cultura, foi realizada uma reunião com os produtores rurais, administração municipal e agentes do Banco do Nordeste, durante a qual foram tiradas dúvidas sobre os termos da renegociação. Os produtores rurais comemoraram a iniciativa.

 No Art. 3 do Programa Municipal de Apoio ao Crédito da Agricultura Familiar o município de Itanhém, consta que ele "irá retirar os pequenos agricultores que compõem as unidades de agricultura familiar do nosso município da lista de inadimplentes do programa Pronaf do Banco do Nordeste possibilitando que todos os nossos pequenos produtores familiares possam a partir de então retirar novos financiamentos específicos para agricultura familiar”.

 No Art. 4 diz o seguinte: "O município de Itanhém irá iniciar o programa de renegociação das dívidas de Crédito Rural estabelecida pela Lei Federal número 13 34 0 2016 dos pequenos agricultores familiares de nosso município o valor de entrada para as renegociações no importe de R$ 1.188,86”.

Prefeita Zulma Pinheiro

 A prefeita Zulma Pinheiro comentou sobre a atual crise financeira pela qual o país está passando e que precisa procurar novos meios de movimentar a economia do município. "Assim, a lei de regularização do crédito dos produtores será muito importante para ajudar a alavancar a economia local”, pontuou a prefeita.

Omar Martins

 O secretário de Desenvolvimento Econômico, Omar Martins, também esteve presente no evento e opinou sobre o programa.

"Quando fui nomeado, a prefeita me deu a missão de procurar novas oportunidades para nossa cidade, para que assim possamos passar essa crise que estamos passando. É isso que estamos fazendo com essa reunião hoje com produtores e Banco do Nordeste, entre outras iniciativas que estamos tomando”, afirmou Omar Martins.

Euglemio

 Euglêmio, gerente de Negócios do Banco no Nordeste, declarou: "Hoje estamos com uma equipe de negócios para esclarecer a todos os produtores os passos que devem ser feitos para regularizar os créditos junto ao banco é estão à disposição de todos para sanar as dúvidas. Queremos parabenizar a prefeita Zulma Pinheiro por nos procurar e pela iniciativa de regularizar a situação dos produtores rurais”.


 Equipe do Banco do Nordeste

 



Notícia Postada em 22/09/2017
Comente esta notícia: