Comunidade surpreende e V Conferência Municipal de Saúde em Itanhém é sucesso total

 

Por ItanhemFest

Com o objetivo de elaborar o Plano Municipal de Saúde 2018/2021 a partir de um diálogo da situação da saúde do município e das propostas aprovadas no relatório da Conferência Municipal de Saúde e assim qualificar ainda mais o trabalho e a gestão em seus próximos anos, o Conselho Municipal de Saúde e a prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram a V conferência Municipal de Saúde.

 

 A conferência, que teve o tema "Desafios para a integralidade do SUS no município de Itanhém”, aconteceu no Espaço Super Lar, com o auditório super lotado, que surpreendeu a todos. A conferência teve início por volta das 8 horas com café da manhã. Logo após, teve a formação da mesa de honra composta pelas autoridades Zulma Pinheiro (prefeita), André Lisboa (vice-prefeito), Ronaldo Correia (presidente da Câmara de Vereadores), Eneida Carla (secretária de Saúde), Álvaro Pinheiro (secretário de Educação), o presidente do Conselho Municipal de Saúde Josafá Alves, pastor Rubens Costa e o palestrante Márcio Costa de Souza, que é representante do Conselho Estadual de Saúde.

 Além de impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a saúde como direito humano, a V Conferência Municipal de Saúde também avaliou a situação atual da saúde do município, também para ter conhecimento do plano de governo para a saúde da presente gestão municipal, para avaliar as propostas aprovadas na última Conferência Municipal de Saúde em 2015 e, por fim, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde através de eixos temáticos que foram discutidos em grupo.

 

 Logo após a formação da mesa de honra, todos ouviram a execução do Hino Nacional tocado no cavaquinho por Leo Twitter e cantado por Indira. Em seguida, executaram o hino oficial de Itanhém e, depois, o pastor Rubens Costa fez uma oração, para abençoar os trabalhos.

 Mas os trabalhos foram iniciados oficialmente com a fala do presidente da Câmara, Ronaldo Correia, que parabenizou a todos que estavam presentes em um momento tão importante para a saúde do município e parabenizou a prefeita Zulma Pinheiro e sua equipe por, apesar da crise e das dificuldades que o país enfrenta, estarem mantendo funcionando a saúde básica do município a todo vapor. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Josafá Alves, deu as boas-vindas a todos e falou da importância que é a conferência para o melhoramento da saúde do município de Itanhém. O secretário Álvaro Pinheiro falou da parceria que está sendo feita em várias ações entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde e o melhoramento de infraestrutura que a administração está fazendo na saúde com o objetivo de melhorar o atendimento à população. O vice-prefeito André Lisboa também fez o uso da palavra  e também parabenizou a prefeita pelos avanços que estão sendo feitos no município, um desses avanços muito importante são os exames que estão sendo liberados rapidamente para a população e que a administração está no caminho certo.

 

 A secretária Eneida Carla agradeceu a sua equipe pelo grande apoio, ao Conselho Municipal de Saúde, à prefeita Zulma Pinheiro e a todos que compareceram para prestigiar um evento tão importante. Ela destacou ações importantes tanto na infraestrutura quanto nos atendimentos que foram melhorados na saúde pública, como aquisição de medicamentos, oferecimento de mais profissionais especializados, entre outras..

 A prefeita no uso da palavra agradeceu e parabenizu a todos. "Quero aqui agradecer a toda a nossa equipe de saúde pelo ótimo trabalho que vem desenvolvimento em nosso município, a toda a equipe do Conselho Municipal de Saúde e a todos que estão aqui presentes prestigiando um evento que é muito importante para o nosso município e falar que não está sendo fácil, mas estamos fazendo de tudo para melhorar a cada dia o atendimento à população de Itanhém e, aos poucos, estamos conseguindo regularizar a nossa saúde. Hoje todos já podem ver as melhoras que estão acontecendo”, destacou Zulma Pinheiro.

 

 Dando prosseguimento ao encontro aconteceu uma apresentação de maculelê com os alunos do serviço de convivência. Logo após, o palestrante Márcio Costa falou sobre o tema principal da conferência, ou seja, os desafios para a integração do SUS no município de Itanhém, dando assim condições melhores para a exploração dos eixos que foram trabalhados em grupos: eixo 1 vigilância proteção e promoção de saúde; eixo 2 atenção e integração à saúde; eixo 3 rede e processos regulatórios em saúde. Após a discussão, os eixos foram discutidos e aprovados pelos presentes.

 

  Após as apresentações, aconteceu a votação e aprovação dos eixos, bem como a votação dos representantes e suplentes que irão representar Itanhém na Conferência Estadual de Saúde. Em seguida, a entrega dos certificados.

 Para finalizar, a secretária Eneida Carla agradeceu a sua equipe pelo grande apoio e a todos que compareceram para prestigiar um evento. "Quero agradecer e parabenizar a todos e dizer estou muito feliz em ver a quantidade de pessoas com grande interesse em um assunto tão delicado. Afinal, é um tema tão importante para o município e todos, portanto, estão de parabéns, pois ficaram do início até o fim prestigiando e discutindo temas importantes para a saúde pública”, disse a secretária à reportagem do ItanhemFest.

 

Veja mais fotos em nossa galeria clicando aqui

 



Notícia Postada em 31/08/2017
Comente esta notícia: