Secretária de Turismo da Bahia promove qualificação para fortalecer turismo religioso em Itanhém

 

Por ItanhemFest/Informações Setur

 

 Fortalecer o turismo religioso no município de Itanhém, no sul da Bahia, é o objetivo da Secretaria do Turismo do Estado com a realização, na última quarta e quinta-feira (23 e 24), de cursos para qualificação dos serviços turísticos. A ação atendeu a empresários e trabalhadores de hotéis, bares e restaurantes, além da comunidade da paróquia de Nossa Senhora D’Ajuda. O evento, realizado no Salão da Igreja Católica, contou também com a presença do secretário municipal de Turismo Ivan Curvelo, Equipe do Rotary de Itanhém, dos técnicos da Setur (Secretaria de Turismo da Bahia) José Tito Carvalho, Carine Campos e Alexandre Cambeses e comunidade.

Itanhém, cidade localizada a 880 quilômetros de Salvador, tem entre seus atrativos mais fortes as manifestações religiosas que atraem entre 5 mil e 8 mil visitantes por mês ao Santuário Jesus Misericordioso, também conhecido como Cruzeiro Santo. Estes visitantes têm origem em municípios baianos e em outros estados, como Espírito Santo e Minas Gerais, informa o padre Valdir Vitorino.

 

 O secretário destacou a importância do turismo para um município como Itanhém que, além do turismo religioso que esta ganhando proporções gigantescas, também conta com lugares como a Cachoeira dos Catabrigas, entre outros que recebem muito visitantes durante o ano.

"Temos que parabenizar toda a equipe da SETUR, assim como o Padre Valdir Vitorino e sua equipe, por tudo que têm feito para melhorar o turismo religioso em Itanhém, e também a prefeita Zulma Pinheiro, pela visão que teve quando criou a Secretaria de Turismo. Ela sabe que a cidade de Itanhém tem um potencial muito grande para o turismo e Itanhém, fazendo parte da Rota do Turismo, vamos melhorar muito nessa área", disse Ivan Curvelo.

 

 A qualificação dos serviços turísticos contou com apresentações, palestras ministradas pelos técnicos da Setur. No primeiro dia (quarta-feira), além de um seminário que discutiu alternativas para o desenvolvimento do turismo religioso, os participantes conheceram também importantes conceitos referentes ao turismo. Demanda turística, fluxo turístico, sazonalidade e cadeia produtiva estão entre os conceitos.

Na quinta-feira, um dos temas a abordados foi Produção Associada ao Turismo, considerada importante alternativa para a geração de renda à população de áreas turísticas. A ideia inclui a identificação de produtos regionais e a inserção na cadeia do turismo, promovendo o fornecimento de insumos a hotéis, pousadas, bares e restaurantes, bem como lojas de suvenires.

A qualidade no atendimento ao turista também é um dos assuntos a serem abordados junto aos trabalhadores da cidade, que vão aprimorar conhecimentos sobre comunicação e formas de bem receber, dentre outros aspectos. A aula incluiu vídeos sobre como realizar um atendimento de excelência e dinâmicas.


Notícia Postada em 26/08/2017
Comente esta notícia: