Advogado argumenta que, mesmo antes da emancipação de Itanhém, Fazenda Planície já pertencia a Jorge Afonso

 

Por ItanhemFest

O advogado Julimar Fernandes, que entrou com pedido de reintegração de posse da Fazenda Planície recém-ocupada por populares, argumentou que a propriedade pertence ao sr. Jorge Afonso dos Santos (94 anos) desde os anos 40 do século passado. De posse de documentos, como título e registro, o advogado comprovou a titularidade e propriedade da Fazenda Planície, que fica nas imediações da cidade de Itanhém. As terras foram ocupadas com a desculpa de que pertenceria ao município de Itanhém.

“Para fins de esclarecimentos quanto à recente invasão da Fazenda Planície, temos a comprovação de titularidade e propriedade por parte do nosso cliente e amigo, Jorge Afonso, através de título de 1946 e registro de 1959, ( Itanhém foi emancipado em 1958), com limites bem definidos: ao norte com a vila de Itanhém ou cidade de Itanhém e separada a área entre os córregos da Água Preta e Ferrugem”, informou Julimar à reportagem do Itanhemfest. O advogado não tem dúvidas de que, mesmo antes da emancipação do chamado distrito de Nova Senhora de Itanhém, Jorge Afonso já possuía a posse legal da Fazenda Planície.

Ainda segundo o advogado, os invasores colocaram fogo em toda a parte invadida, e em um terremo de Jorge Afonso que fica localizada entra a casa do vereador Nem Mendes e Dr. Osmilton Brandão, numa demonstração de que querem mesmo destruir a propriedade.

Durante invasão da mesma propriedade pelo MST em 2015, Jorge Afonso demonstrou na Justiça que a terra é produtiva e que sempre lhe pertenceu.

Em 18/12/2015 os ocupantes do MST saíram e em 07/01/2016 retornaram, mas o proprietário já tem uma reitegração de posse dada pelo juiz para toda a área ser desocupada, só aguardando a força policial para cumpri a mesma. É que, todos serão responsabilizados civil, criminal e, se for o caso, eleitoralmente. "A população tem que reagir contra atos desta natureza, que itanhém não pode ter favela na porta da cidade", finalizou o advogado.

Notícia Postada em 09/06/2016
Comente esta notícia: