Noite de homenagens na Casa da Cultura marca início das festividades do 57º aniversário de Itanhém

 

Por Itanhemfest

Uma noite de homenagens que teve como mestres de cerimônia o poeta Almir Zarfeg e os professores Elane Botelho e Giuliano Cerqueira marcou o início das festividades do 57º aniversário de Itanhém. A festa cívica, que tem como vitrine a Exposição Agropecuária de Itanhém (Exponhém), vai até o domingo (16/8). O evento cultural aconteceu na noite da última terça-feira (11/8), na Casa da Cultura, e reuniu homenageados de Itanhém e região, além de admiradores da arte e cultura.

A abertura ficou por conta do músico Fernando Afonso, que interpretou sucessos da MPB, seguido da leitura do texto “Rede de Lembranças” pelo cronista itanheense Wilton Soares, que vive em Dois de Abril (MG). A crônica faz parte do livro “Crônicas abrilenses” a ser lançado em 2016.

A noite seguiu com a posse do poeta e artista plástico itanheense Denilton Rocha como membro correspondente da Academia de Artes de Cabo Frio (ARTPOP). A cerimônia foi presidida por Zarfeg, que é delegado da instituição na Bahia.

Houve a entrega do Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia, organizado por Carlos Souza Yeshua, e certificado aos escritores Athylla Borborema, Fabiana Pinto e Celso Kallarrari, representados no momento. Houve ainda a entrega da carteira da União Baiana de Escritores (Ubesc) a Athylla Borborema.

O advogado, poeta e cronista José Carlos Santos dos Reis, representado por sua prima Lu Nascimento, recebeu a Medalha Defensor da Paz, concedida pelo Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes (Coninter).

Um dos pontos altos do evento foi a entrega da Medalha Personalidade 2014, concedida pela ARTPOP, ao advogado André Luís Lisboa e ao prefeito Milton Ferreira Guimarães. Este pela luta em prol da cultura itanheense e aquele pelos dez anos à frente da defensoria pública municipal. O Grande Prêmio Mérito Cultural Guanabara e Histórico – concedido pela Federação Brasileira dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) – foi entregue a Romeu Gazzinelli, Sasdelli Resende Afonso e a Valdey Ferreira. Eles ainda receberam o título de Embaixador da Paz.

O final do evento foi marcado por várias homenagens ao poeta e jornalista itanheense Almir Zarfeg, cumprimentado por autoridades locais como o prefeito Bentivi, o ex-prefeito Oséas Lisboa, os vereadores Audrey Correia e Luiz Barbosa, o diretor de Cultura Políbio José, dentre outros.

“Eu tenho o prazer de falar um pouco de Almir Zarfeg, meu ex-professor que, nos últimos anos, se tornou um motivo de orgulho para todos nós itanheenses. Lá de Portugal, eu acompanhava seus passos, suas conquistas e seu brilho na literatura e na cultura. São tantas conquistas, que vou me limitar às mais recentes. Por exemplo, dia 14 de agosto Zarfeg estará em Foz do Iguaçu (no Paraná) participando do lançamento de uma enciclopédia bilíngue português/italiano”, afirmou Giuliano Cerqueira, mestre de cerimônia.

Ao final, foram servidos refrigerantes e salgadinhos para os presentes.



Notícia Postada em 12/08/2015
Comente esta notícia: